Jornada Mundial da Juventude 2023: Lisboa

 

Jornada Mundial da Juventude 2023: Lisboa

A próxima Jornada Mundial da Juventude irá acontecer em Lisboa, em 2023. O Papa Francisco, certamente que ainda com boas memórias de sua passagem por Portugal em 2017, anunciou em 2019 que a capital portuguesa seria o próximo destino da grande iniciativa mundial das juventudes católicas, lançada pelo saudoso Papa João Paulo II. O Vaticano viria a anunciar mais tarde a data definitiva do evento, agendado agora para agosto de 2023.

Quem estiver pronto a participar em uma Jornada Mundial da Juventude em um país de língua portuguesa (a primeira desde a edição do Rio de Janeiro em 2013) tem ainda mais de dois anos para preparar essa viagem!

Lisboa

De acordo com os responsáveis portugueses, está sendo preparado um espaço junto do rio Tejo, o maior rio da Península Ibérica e que encontra o oceano Atlântico na capital portuguesa, para acolher a multidão de jovens católicos de todo o mundo. Em seu ponto final, o rio é tão largo que mal permite ver a outra margem; algo normal nos maiores rios do mundo (como o Amazonas), mas incomum em Portugal. Talvez por isso os portugueses chamem de “mar” esse ponto do rio (“mar da Palha”), e o espaço evocará o mar da Galileia por onde Jesus andou.

Uma das excursões quase obrigatórias dos jovens católicos presentes em Lisboa será ao monumento a Cristo-Rei, situado na outra margem do rio Tejo, em Almada. Os brasileiros não terão dúvidas sobre a inspiração para esse monumento. O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Cerejeira, visitou o Brasil em 1934 e sentiu imediatamente a inspiração de reproduzir o Cristo Redentor em Lisboa. Em meio às dificuldades do tempo, o monumento viria a ser consagrado como agradecimento por Portugal ter sido poupado à Segunda Guerra Mundial. A inauguração aconteceu em 1959.

Fátima

Portugal é um país em transformação. Certos aspetos da vida moderna vêm fazendo seu caminho, como é o caso do acesso a sites de apostas esportivas como o NetBet que é mais acolhido pelas leis que no Brasil. Mas ao mesmo tempo Portugal é um país de espiritualidade profunda, quase totalmente devoto a Nossa Senhora de Fátima, um dos maiores santuários marianos do mundo. Três vezes visitado por João Paulo II e uma vez pelo papa Francisco, o santuário de Fátima exerce um fascínio muito grande, até em crentes de outras religiões, que só se explica pela força mística de sua mensagem de paz. Até o próprio Dalai Lama visitou o espaço, em 2001.

Naturalmente que um grande evento como a JMJ deve decorrer em uma grande cidade, oferecendo todas as infraestruturas e comodidades necessárias. Mas para todos aqueles que demandarem o país irmão em 2023 para a JMJ Lisboa, fica o desafio: porque não um pequeno desvio até Fátima? O Santuário fica apenas a cerca de 120 km da capital portuguesa, representando uma viagem de pouco mais de uma hora em ônibus.

Os patronos da JMJ 2023

Os patronos da Jornada Mundial da Juventude 2023 serão jovens que dedicaram a sua vida a Deus e à fé. Os mais conhecidos serão os Santos Francisco e Jacinta, irmãos e dois dos três pastorinhos de Fátima a quem Nossa Senhora apareceu em 1917. Deus levou-os para junto de si entre 1919 e 1920, deixando a sua prima Lúcia na Terra para dar testemunho da Mensagem de Fátima (a Irmã Lúcia viria a subir ao Céu apenas em 2005, prestes a completar 98 anos). Os outros patronos são a Beata Maria do Divino Coração, que persuadiu o Papa Leão XIII a consagrar o Mundo ao Sagrado Coração de Jesus, e a Beata Alexandrina de Balazar.

Comentários

  1. Its two archipelagos form two autonomous regions with their own regional governments at stucco repair denver

    ResponderExcluir
  2. O Santuário fica apenas a cerca de 120 km da capital portuguesa, representando uma viagem de pouco mais de uma hora em ônibus. drywall repair near me Dolphin Heights

    ResponderExcluir
  3. Em meio às dificuldades do tempo, o monumento viria a ser consagrado como agradecimento por Portugal ter sido poupado à Segunda Guerra Mundial. A inauguração aconteceu em 1959.

    - Kitchen Renovation lancaster

    ResponderExcluir
  4. The Sanctuary is just around 120 km from the Portuguese capital, representing a journey of just over an hour by bus. - foundation repair contractor

    ResponderExcluir
  5. World Youth Day 2023 in Lisbon promises to be a global celebration of unity, faith, and youthful spirit, as young people from diverse backgrounds come together to share their experiences and inspire positive change.||abogado de delitos sexuales nueva jersey||Multa Conducción Imprudente Nueva Jersey this vibrant gathering in Lisbon is set to create lasting memories and foster a sense of hope for the future.





    ResponderExcluir
  6. This website has become my primary source of information, filled with valuable insights. www.windowcleanersburnaby.com/new-construction-window-cleaners!

    ResponderExcluir

Postar um comentário